Porta Marina

(2) Porta Marina & Cinta Muraria
      (VIII.1.a) Pompeii.
A Estrada da Villa & Porta Marina conduzia ao antigo porto, na altura bastante próximo da cidade.

A Porta Marina era um dos 8 portões da cidade de Pompeia. O seu nome deriva das vistas para o Mar e da sua proximidade.Em tempos foi conhecida pela Porta Neptunia.

Apesar de se encontrar perto do Forum, área central da cidade, nunca foi um dos portões preferidos. A entrada era de difícil acesso dado o caracter inclinado do terreno, que dificultava o trânsito por ela.

Continua, no entanto, a ser uma das portas mais imponentes da cidade, juntamente com a Porta Ercolano. É também a Porta mais recente uma vez que só foi construída no S.II.

A entrada era feita por 2 arcos ou entradas: Uma para uso pedestre e outro para o uso de animais. Em tempos fechadas com uma Porta de Madeira.

A zona murária envolvente data já do Século VI a.c, e tem um comprimento ao redor de 3200 metros. O seu carácter maciço tornou possível a protecção da cidade face a possíveis invasores.

Na actualidade é a porta principal para as excavações / ou ruinas de Pompeia e a primeira impressão visual do mundo antigo para o viajante.

É por isso mesmo, o primeiro portão com o qual tomamos conhecimento.

Na zona envolvente é ainda possível encontrar restos de lojas e casas da antiga cidade.

Quanto ao Mar encontra-se, agora, sensivelmente a uma distância de 1Km.

Sem comentários:

Enviar um comentário