Templo di Vespasio (Pompeii)

Foto e Texto em Tratamento

(1..) Templo de Vespasiano

AEDES GENII AUGUSTI


Regio VII, Insula 9, 2


No lado oriental do Fórum (à sua direita), perto do Templo dos Larii e mesmo ao lado do Edifício de Eumacchia , contemplamos o Templo dedicado ao Imperador Vespasiano.

Alguns historiadores mencionam que o Templo terá sido dedicado ao génio Ottavio Augusto (63 a.c - 14), primeiro Imperador Romano e título que lhe foi concedido em 27 a.c
Outros porém dizem que o Templo é dedicado aos Imperadores consequentes, sendo o último precisamente Vespasiano.


Este templo foi construído depois do terremoto de 62 d.c e «é constituído por um amplo pátio , precedido por um vestíbulo porticado» em cuja parede de fundo ou muro se encontrava a "cella" precedida por 4 colunas e colocada num alto podium (tempietto), na qual se encontrava a estátua do imperador».

Ao Tempietto acedia-se através de 2 escadas laterais colocadas ao lado do pódium, uma de cada lado.

Por trás do Sacellum, no muro do fundo do Pátio existia uma porta que dava acesso a 3 quartos utilizados pelos cuidadores deste templo, e do Templo dos Larii, quartos estes que também serviam de armazéns.

Curioso os muros perimetrais com ângulos in laterizio .

Nas paredes da área envolvente encontramos relevos sob formas triangulares e lunares cujo estuque ainda não lhes tinha sido colocado, uma vez que quando se deu a erupção de 79 d.c, o edifício encontrava-se a ser reconstruído. A fachada, toda ela, era de tijolo.


No centro do pátio encontra-se, ainda muito bem conservado, um altar de mármore decorado com baixos relevos, que é o elemento mais importante e interessante do Templo: o Altar em mármore branco.

Dotado de 4 lados, é sobretudo conhecido pela cena de sacrificio dum touro, ocorrência típica dum sacrifício feita em honra do Imperador. 
As 4 faces do altar encontram-se decoradas em baixo relevos sendo a mais importante, aquela que representa a cena que referimos e que constitui a face frontal para quem entra no templo.


Vários aspectos há a referir sobre este assunto:


A imagem do sacríficio tendo como fundo um templo localiza a escena mesmo diante do Templo de Vespasiano, ou um templo muito semelhante ao de Vespasiano, o que faz pensar que este sacrifício poderá ter sido efectivamente realizado aquando da sua inauguração.


Cúrioso referir que normalmente se sacrificava um touro quando o imperador estava vivo, enquanto que se o sacrifício fosse feito em honra duma alma já partida, se sacrificava um boi.Esta hipótese acaba pois por corroborar a dedicação do Templo a Vespasiano, quem muito fez por Pompeia.


Curioso também referir que deste modo é feito um culto a um ser vivo e não a um Deus, exacerbando o grande homem e imperador que foi Vespasiano.: um grande Imperador, responsável pelo Grande Coliseum por ele feito.


De referir que a carne do animal sacrificado era normalmente comida pelos próprios adoradores ou vendida no mercado , ver corintios 8: 4pf e 10.25.


Mas o altar era dotado de outras faces:


Outra, com os instrumentos do Ritual ou Sacrifício:


No lado norte a toalha, (mantile), o bastão dos oráculos ou augurios (lituus) e a caixa para o incenso;


No lado sul, o prato (patera), a concha "mestolo" (simpulum) e a jarra, instrumentos litúrgicos usados pelos sacerdotes.
Noutro, uma coroa circular , a denominada coroa cívica, apoiada num escudo , representação da majestuosidade imperial.
A coroa cívica feita em louro e apoiada num escudo (clipeus) apela para o mesmo símbolo existente na casa do Palatino, pertencente a Augusto, símbolo que lhe foi concedido pelo Senado pelo seu reconhecimento. Pela sua majestuosidade enquanto imperador romano. A partir dessa altura , a coroa ganha uma grande importância uma vez que passa a ficar conotada como um troféu importante concedido aos verdadeiramente "importantes".
Prova disto é a sua dádiva como troféu duma competição desportiva, o que é recorrente a partir do Século I. A demonstrá-lo temos um mosaico existente em pompeia.


Apesar de ser algo perecível e algo efémero ou temporário, e por isso sobejamente criticado pelos cristãos da época
(«Coríntios I -9.24-25 .. obter uma coroa perecível, mas nós por uma coroa imperecível»)

o seu símbolo de PODER ficaria para toda a história, assim como para o próprio atleta.


Noutro face do Altar contemplam-se Flores e Frutas para o Banquete.

quanto à localização do Templo, importa referir a excelência da localização do altar, alinhada com a porta de entrada e com a própria cella, uma vez que a porta central conduz-nos para um espaço que se encontra precisamente de frente para o santuário interior, rodeado e protegido pelas suas 4 colunas.
De mencionar a grande importância do culto dado ao imperador, uma vez que se considerava um dever patriótico. É por este motivo que muitos cristãos, na tentativa de serem aceites pela religião romana, o que poderia acontecer se estes não aceitassem serem sacrificados, contribuirem para o templo, ou mesmo aceitarem os princípios romanos fossem considerados desterrados. É preciso não esquecer que para muitos cristãos uma escultura ou representação dum Deus poderia simplesmente representar uma peça de madeira ou de pedra sem significado algum, tal como lhes pareceria uma autêntica barbárie fazer um banquete num Templo que consideravam Sagrado. Esta actuação poderia ser uma prova sólida de que eram considerados ateus ou anti-patriotas.


De referir , por último, que Vespasiano foi pai de TITUS, o imperador vigente aquando da erupção do Vesuvio no ano 79, também ele dotado de um Templo.

Actualmente do edifício antigo resta apenas parte da Fachada Exterior.

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